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Área de Formação: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

 
Designação: Curso Modular Técnico/a de Ação Educativa
Destinatários: Auxiliares de Ação Educativa, vigilantes ou outros intervenientes no processo educativo da criança
Pré-Requisitos 12º ano de escolaridade
Objetivos: Identificar os fatores de relacionamento empático e afetivo, correlacionando-os com as várias fases do desenvolvimento infantil; Caracterizar o processo de socialização da criança; Identificar o papel do animador no desempenho profissional; Reconhecer as principais técnicas e metodologias de animação
Conteúdos programáticos: MÓDULO I - ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS – técnicas de animação – 50horas
•Papel do animador e os diferentes tipos de animação ◦ Perfil do animador ◦ Tipos de animação - Animação individual - Animação em grupo (definição; estratégias e atividades) ◦ Formas de animação - Animação artística - Animação lúdica - Programação - Equipamentos, espaços e materiais ◦ Animador e a cultura ◦ Animação através do brinquedo ◦ Objetivos e meios para promover o desenvolvimento da criança • Metodologias e técnicas de animação ◦ Objetivos das técnicas de animação ◦ Expressão do movimento, dramática, plástica e musical • Tipos de animação ◦ Animação individual - Definição; Estratégias; Atividades ◦ Animação de grupos - Definição; Estratégias; Atividades • Planificação de atividades ◦ Elaboração e planificação de atividades - Definição de objetivos - Desenvolvimento de conteúdos - Definição de estratégias - Potencial de recursos humanos e materiais - Flexibilidade da planificação

MÓDULO II – DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – 50 horas
•Desenvolvimento físico e psicomotor ◦ Evolução da postura e da descoberta do corpo ◦ Evolução da ideia, do espaço e do tempo ◦ Lateralidade ◦ Perceção: sua importância para o desenvolvimento infantil • Desenvolvimento sócio-afetivo ◦ Interação mãe/filho - Construção do objeto - Importância da vinculação - Relações precoces mãe/filho - Processo de separação/individualização ◦ Entrada no grupo - Isolamento - Começo do grupo - Relações entre crianças - Amizade - Cooperação e a autonomia ◦ Criança e o adulto - Da família à creche, ao jardim de infância, à escola - Papel estruturante do vigilante • Desenvolvimento cognitivo ◦ Fases, idades e perfis do desenvolvimento da infância à puberdade • Desenvolvimento da linguagem ◦ Linguagem como forma de comunicação ◦ Etapas na aquisição da linguagem ◦ Cognição e linguagem

MÓDULO III – MODELOS PEDAGÓGICOS – 25horas
•Percursores da educação pré-escolar • Principais correntes pedagógicas no período contemporâneo ◦ Movimento educação nova ◦ Pedagogia da educação popular ◦ Pedagogia não diretiva ◦ Pedagogia construtivista • Modelos Pedagógicos e organização dos espaços educativos

MÓDULO IV – SAÚDE MENTAL INFANTIL – 25horas
•Fundamentos de saúde mental ◦ Definição ◦ Conceitos básicos de saúde mental • Perspetivas preventivas em saúde mental ◦ Normal e patológico ◦ Modelo preventivo - fatores de equilíbrio e de risco ◦ Crises de desenvolvimento e crises acidentais • Saúde mental na família ◦ Criança e família ◦ Importância da abordagem familiar ◦ Objetivos da perspetiva familiar • Criança vulnerável e em risco ◦ Desenvolvimento e vulnerabilidade ◦ Algumas situações de risco - Carência afetiva materna - Criança prematura - Criança hospitalizada - Criança de família desmembrada - Síndroma da criança negligenciada e batida - Criança psicossomática

MÓDULO V – PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E FORMAS RELACIONAIS E PEDAGÓGICAS DA CRIANÇA – 50horas
• Processo de comunicação ◦ Conceito ◦ Componentes psicológicas ◦ Elementos do processo de comunicação ◦ Barreiras à comunicação • Comportamentos comunicacionais ◦ Atitudes ineficazes ◦ Comunicação assertiva • Relacionamento interpessoal ◦ Complexidade e riqueza da personalidade ◦ Dinâmica do relacionamento humano ◦ Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal ◦ Tensões do relacionamento humano • Comunicação e relação pedagógica ◦ Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica ◦ Rotinas como elemento estruturante na organização espácio-temporal • Relacionamento e educação na infância ◦ Relação da criança com outras crianças ◦ Relação da criança com adultos ◦ Impato das relações entre adultos, na criança • Importância do envolvimento parental ◦ Abordagem sistémica da família ◦ Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bron Feubrenner) ◦ Participação da família no projeto educativo e na vida da instituição educativa
Carga Horária Total: 200 horas
Modalidade: Formação inicial e de reciclagem
Informações Adicionais: Este curso de formação é constituído por módulos relativos ao Curso de Técnicos de Ação Educativa – nível 4 – inserido no Catálogo Nacional de Qualificações da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) com a duração total de 1175 horas, sendo considerada Formação Modular Certificada.
Local: Fernão Ferro
 

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