Área de Formação: Serviços de Apoio a Crianças e Jovens
Designação:
Curso Modular Técnico/a de Ação Educativa
Destinatários:
Auxiliares de Ação Educativa, vigilantes ou
outros intervenientes no processo educativo da criança
Pré-Requisitos
12º ano de escolaridade
Objetivos:
Identificar os fatores de relacionamento
empático e afetivo, correlacionando-os com as várias fases do
desenvolvimento infantil; Caracterizar o processo de socialização da
criança; Identificar o papel do animador no desempenho profissional;
Reconhecer as principais técnicas e metodologias de animação
Conteúdos programáticos:
MÓDULO I - ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS –
técnicas de animação – 50horas
•Papel do animador e os diferentes tipos de animação ◦ Perfil do
animador ◦ Tipos de animação - Animação individual - Animação em grupo
(definição; estratégias e atividades) ◦ Formas de animação - Animação
artística - Animação lúdica - Programação - Equipamentos, espaços e
materiais ◦ Animador e a cultura ◦ Animação através do brinquedo ◦
Objetivos e meios para promover o desenvolvimento da criança •
Metodologias e técnicas de animação ◦ Objetivos das técnicas de animação
◦ Expressão do movimento, dramática, plástica e musical • Tipos de
animação ◦ Animação individual - Definição; Estratégias; Atividades ◦
Animação de grupos - Definição; Estratégias; Atividades • Planificação
de atividades ◦ Elaboração e planificação de atividades - Definição de
objetivos - Desenvolvimento de conteúdos - Definição de estratégias -
Potencial de recursos humanos e materiais - Flexibilidade da
planificação
MÓDULO II – DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA – 50 horas
•Desenvolvimento físico e psicomotor ◦ Evolução da postura e da
descoberta do corpo ◦ Evolução da ideia, do espaço e do tempo ◦
Lateralidade ◦ Perceção: sua importância para o desenvolvimento infantil
• Desenvolvimento sócio-afetivo ◦ Interação mãe/filho - Construção do
objeto - Importância da vinculação - Relações precoces mãe/filho -
Processo de separação/individualização ◦ Entrada no grupo - Isolamento -
Começo do grupo - Relações entre crianças - Amizade - Cooperação e a
autonomia ◦ Criança e o adulto - Da família à creche, ao jardim de
infância, à escola - Papel estruturante do vigilante • Desenvolvimento
cognitivo ◦ Fases, idades e perfis do desenvolvimento da infância à
puberdade • Desenvolvimento da linguagem ◦ Linguagem como forma de
comunicação ◦ Etapas na aquisição da linguagem ◦ Cognição e linguagem
MÓDULO III – MODELOS PEDAGÓGICOS – 25horas
•Percursores da educação pré-escolar • Principais correntes pedagógicas
no período contemporâneo ◦ Movimento educação nova ◦ Pedagogia da
educação popular ◦ Pedagogia não diretiva ◦ Pedagogia construtivista •
Modelos Pedagógicos e organização dos espaços educativos
MÓDULO IV – SAÚDE MENTAL INFANTIL – 25horas
•Fundamentos de saúde mental ◦ Definição ◦ Conceitos básicos de saúde
mental • Perspetivas preventivas em saúde mental ◦ Normal e patológico ◦
Modelo preventivo - fatores de equilíbrio e de risco ◦ Crises de
desenvolvimento e crises acidentais • Saúde mental na família ◦ Criança
e família ◦ Importância da abordagem familiar ◦ Objetivos da perspetiva
familiar • Criança vulnerável e em risco ◦ Desenvolvimento e
vulnerabilidade ◦ Algumas situações de risco - Carência afetiva materna
- Criança prematura - Criança hospitalizada - Criança de família
desmembrada - Síndroma da criança negligenciada e batida - Criança
psicossomática
MÓDULO V – PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E FORMAS RELACIONAIS E PEDAGÓGICAS DA
CRIANÇA – 50horas
• Processo de comunicação ◦ Conceito ◦ Componentes psicológicas ◦
Elementos do processo de comunicação ◦ Barreiras à comunicação •
Comportamentos comunicacionais ◦ Atitudes ineficazes ◦ Comunicação
assertiva • Relacionamento interpessoal ◦ Complexidade e riqueza da
personalidade ◦ Dinâmica do relacionamento humano ◦ Importância das
primeiras impressões no relacionamento interpessoal ◦ Tensões do
relacionamento humano • Comunicação e relação pedagógica ◦ Regras como
elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica ◦ Rotinas como
elemento estruturante na organização espácio-temporal • Relacionamento e
educação na infância ◦ Relação da criança com outras crianças ◦ Relação
da criança com adultos ◦ Impato das relações entre adultos, na criança •
Importância do envolvimento parental ◦ Abordagem sistémica da família ◦
Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bron Feubrenner) ◦
Participação da família no projeto educativo e na vida da instituição
educativa
Carga Horária Total:
200 horas
Modalidade:
Formação inicial e de reciclagem
Informações Adicionais:
Este curso de formação é constituído por
módulos relativos ao Curso de Técnicos de Ação Educativa – nível 4 –
inserido no Catálogo Nacional de Qualificações da Agência Nacional para
a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) com a duração total de 1175
horas, sendo considerada Formação Modular Certificada.